Tel: 016 39415110 | E-mail: grupar-rp@hotmail.com

Estaremos de volta em breve

Estamos trabalhando para trazer um melhor conteúdo


dias

horas

minutos

segundos

Receba novidades via e-mail

Sign up e seja o primeiro a receber novidades:

Copyright © Grupo de Pacientes Reumáticos de Ribeirão Preto e Região | Powered by Blogger
Distributed By Free Blogger Templates | Design by AZMIND | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

terça-feira, 28 de maio de 2013

BRASIL: OMS Lança Campanha Para Prevenção de Doenças Reumáticas
Problemas de ossos e juntas geralmente são relacionados à idade avançada. Mas é justamente na juventude que a pessoa deveria se cuidar para, lá na frente continuar tendo uma vida saudável e sem restrições.

Com o objetivo de conscientizar e informar as pessoas sobre a

importância de cuidar da saúde dos ossos que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu que a primeira década deste novo século seria a Década dos ossos e das articulações.

No mundo todo, as chamadas doenças reumáticas estão entre as principais causas de incapacitação. Ao todo, são mais de 100 tipos e manifestações. No Brasil, estima-se que elas atinjam mais de 15 milhões de pessoas.

Mas esse quadro pode ser revertido através da prevenção. Alimentação, exercício físico, controle do peso e exames específicos são hábitos que renderão ossos sempre fortes e saudáveis.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Sebastião Radominsky, o objetivo da OMS é informar que, procurando manter uma boa qualidade de vida, no fim de 10 anos a incidência dessas doenças e suas complicações terão sofrido uma redução de 30%.

Reumatismo

O termo reumatismo popularmente está relacionado a dores musculares e a doenças ósseas e articulares. Artrose, tendinite, bursite, gota, artrite e espondilite anquilosante, são alguns exemplos.

Segundo Jamil Natour, chefe do setor de Reabilitação em Reumatologia da Unifesp, a doença reumática é normalmente crônica.

“A sua causa não é bem conhecida, mas está relacionada à imunidade, isto é, ao nosso sistema de defesa, que por razões pouco conhecidas passa a agredir o próprio organismo”, explica.

O diagnóstico da doença reumática não é simples e envolve a história dos sintomas, o exame físico, exames de laboratório e radiografias.

“Freqüentemente as manifestações reumáticas se confundem com outras doenças. O paciente com doença de Parkinson que apresenta dificuldade de movimentação pode confundir seus sintomas com o reumatismo”, diz o médico.

Tratamento

Cada tipo de doença reumática apresenta aspectos clínicos e terapêuticos diferentes. A dor é o principal sintoma do reumatismo. No tratamento das doenças reumáticas destacam-se a aspirina, a cortisona e os antiinflamatórios não hormonais (aspirina, indometacina, naproxeno, piroxican, etc).

Em algumas situações são usados medicamentos imunossupressores, isto é, substâncias que inibem as defesas do organismo (ciclofosfamida, azatioprina, metotrexato).

Além dos medicamentos, o reumatismo se beneficia com procedimentos tipo repouso, calor, exercícios, hidroterapia, massagens, ultra-som, estimulação elétrica, acupuntura, etc. Algumas vezes há necessidade de se somar à psicoterapia ao tratamento.
Fonte: http://www.boasaude.com.br/noticias/3069/brasil-oms-lanca-campanha-para-prevencao-de-doencas-reumaticas.html

Nenhum comentário:

Medicamentos Biológicos, agora Planos de Saúde Paga!

O GRUPAR-RP - Grupo de Apoio ao Paciente Reumático de Ribeirão Preto é uma entidade sem fins lucrativos, fundada por pessoas portadoras dos mais diversos tipos de doenças reumáticas e apoiada por médicos reumatologistas da cidade e das faculdades de medicina de Ribeirão Preto.

O Grupar-RP tem por núcleo o Grupo EncontrAR e juntos realizam o Projeto Blogueiros da Saúde.

Qualquer publicação neste blog, trará no rodape do post a fonte, com Link para o artigo ou reportagem original.

Total de visualizações de página


Nosso sempre presidente Sr José Marcos e a queridíssima enfermeira Dirce

Popular no Blog

Expediente

Expediente

Blogroll

Labels

About

Link List

Blogger templates

Blogger news

Banner

Banner

Banner

Banner

Banner

Voce conhece alguém com alguma doença Reumática.

Banner

Grupo de Apoio ao Paciente Reumático de Ribeirão Preto e Região. Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Seguidores

Blog Archive