Tel: 016 39415110 | E-mail: grupar-rp@hotmail.com

Estaremos de volta em breve

Estamos trabalhando para trazer um melhor conteúdo


dias

horas

minutos

segundos

Receba novidades via e-mail

Sign up e seja o primeiro a receber novidades:

Copyright © Grupo de Pacientes Reumáticos de Ribeirão Preto e Região | Powered by Blogger
Distributed By Free Blogger Templates | Design by AZMIND | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dor nas Juntas


O que são reumatismos? Só acometem adultos? Podem provocar problemas sérios?

Geralmente, os reumatismos são doenças crônicas que atingem principalmente ossos, músculos, tendões e articulações, através de inflamação persistente ou degeneração progressiva dessas estruturas. É comum provocarem dor e dificuldade de movimentos, mas também se manifestam de outras maneiras, podendo acometer todos os órgãos do corpo humano.

Todos eles podem provocar dor, tanto em adultos, quanto em crianças e adolescentes, de qualquer sexo. Os números chamam a atenção: 52 milhões de brasileiros sofrem de vários tipos de dor crônica. E a dor é o motivo que leva 70 a 80% das pessoas a procurar socorro médico.

Quando não tratados, os reumatismos podem levar a incapacidade precoce, provocando alto impacto físico, psicológico, emocional e econômico nos pacientes e em suas famílias.

A preocupação com essas conseqüências dessas doenças foi, recentemente demonstrada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) pela ONU, que elegeram o decênio 2000/2010 como a “Década dos Ossos e das Articulações. Essa iniciativa envolve 51 países inclusive o Brasil, visa aumentar a conscientização popular sobre a crescente importância das doenças músculo-esqueléticas na sociedade mundial. As doenças da coluna vertebral, osteoporose e artrite reumatóide) e traumas em geral na área de ortopedia.


QUAIS OS PRINCIPAIS REUMATISMOS?

Existem mais de 200 tipos.
Os mais comuns são provocados por inflamações, infecções, distúrbios metabólicos, traumas e outras causas, que provocam dores, danos e até degenerações definitivas em estruturas articulares (tendões, ligamentos, cartilagem, músculos e ossos). Como exemplos mais comuns, temos a artrose, bursite, tendinite, osteoporose e gota.

Também são freqüentes os reumatismos que, através de inflamações e outros mecanismos, provocam dores agudas e crônicas, como a lombalgia, a fibromialgia, as lesões dos tendões por esforços repetitivos e dores localizadas, chamadas miofasciais.


OS REUMATISMOS TEM TRATAMENTO?

A maioria deles pode ser perfeitamente tratada através de tratamentos multidisciplinar. A parte medicamentosa envolve analgésicos, relaxantes musculares, antiinflamatórios não hormonais, corticóides, imunomoduladores, imunossupressores, antidepressivos, condroprotetores, estimulantes da formação, inibidores de reabsorção óssea, biológicos (terapia anti-TNF) etc.

Além do uso de medicamentos, os pacientes podem precisar de tratamento fisioterápico, psicológico, cirúrgico e de reabilitação. Na área cirúrgica, há novas e promissoras técnicas desenvolvidas pelos ortopedistas, oftalmologistas, angiologistas, neurologistas, cirurgiões cardiovasculares. A reabilitação visa, fundamentalmente, promover a reinserção social e no mercado de trabalho.

Infelizmente, muitas dessas doenças não podem ser curadas, exigindo constante uso de medicamentos e freqüente controle médico. Sendo atendido por um reumatologista, você evita despesas desnecessárias com tratamentos inadequados. Ele o ajudará entender a adequação e a relação custo-benefício das opções de tratamento, discutindo com você, de forma franca e aberta, as vantagens, as desvantagens, os possíveis efeitos colaterais e riscos de todos os medicamentos, além das técnicas mais indicadas para o tratamento de sua doença.

Assim como acontece com os casos de diabetes e hipertensão arterial, os reumatismos podem ser controlados e seu tratamento adequado pode evitar grandes sofrimentos, incapacidade física precoce e graves problemas sociais.
 

Nenhum comentário:

Medicamentos Biológicos, agora Planos de Saúde Paga!

O GRUPAR-RP - Grupo de Apoio ao Paciente Reumático de Ribeirão Preto é uma entidade sem fins lucrativos, fundada por pessoas portadoras dos mais diversos tipos de doenças reumáticas e apoiada por médicos reumatologistas da cidade e das faculdades de medicina de Ribeirão Preto.

O Grupar-RP tem por núcleo o Grupo EncontrAR e juntos realizam o Projeto Blogueiros da Saúde.

Qualquer publicação neste blog, trará no rodape do post a fonte, com Link para o artigo ou reportagem original.

Total de visualizações de página


Nosso sempre presidente Sr José Marcos e a queridíssima enfermeira Dirce

Popular no Blog

Expediente

Expediente

Blogroll

Labels

About

Link List

Blogger templates

Blogger news

Banner

Banner

Banner

Banner

Banner

Voce conhece alguém com alguma doença Reumática.

Banner

Grupo de Apoio ao Paciente Reumático de Ribeirão Preto e Região. Tecnologia do Blogger.

Seguidores