Tel: 016 39415110 | E-mail: grupar-rp@hotmail.com

Estaremos de volta em breve

Estamos trabalhando para trazer um melhor conteúdo


dias

horas

minutos

segundos

Receba novidades via e-mail

Sign up e seja o primeiro a receber novidades:

Copyright © Grupo de Pacientes Reumáticos de Ribeirão Preto e Região | Powered by Blogger
Distributed By Free Blogger Templates | Design by AZMIND | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Reumatismo, problema de saúde pública

Reumatismo, problema de saúde pública
De acordo com pesquisa publicada em 2008, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) faz um alerta: 30 milhões de brasileiros são portadores de doenças reumáticas, representando 15% da população; até 2020 este índice deverá se elevar para 18%. O reumatismo já é a terceira causa de afastamento do trabalho e pedidos de auxílio-doença.  
As doenças reumáticas formam hoje um grupo de mais de 140 enfermidades, que comprometem ossos, cartilagens, articulações e músculos, e não atingem apenas os idosos, mas pessoas de todas as faixas etárias, como os jovens e as crianças. Mesmo sendo uma doença crônica , nem sempre passível de cura, o reumatismo tem tratamento. Ao longo dos últimos dez anos surgiram novos medicamentos, que proporcionam controle satisfatório das enfermidades e melhoria na qualidade de vida dos pacientes. Em sua maioria, as doenças apresentam  os mesmos sintomas iniciais - dor e inflamação nas articulações - e apesar da evolução clínica e seqüelas distintas, quase todas elas são diagnosticadas tardiamente.  Entre os tipos mais comuns  estão a artrite reumatóide,  a espondilite anquilosante, a osteoatrose (ou osteoartrite), a osteoporose (que se manifesta também em crianças), a gota, o lúpus, a fibromialgia (cujos protocolos de identificação mudaram recentemente), e a artrite reumatóide juvenil. Entre os tipos mais raros estão a ESP - esclerose sistêmica  progressiva (doença generalizada do tecido conjuntivo, caracterizada pelo engrossamento e fibrose da pele, e que compromete órgãos internos como o trato gastrointestinal, pulmões, coração e rim), ou a  síndrome de Sjögren (doença sistêmica inflamatória crônica, de provável origem auto-imune, que afeta principalmente as glândulas lacrimais e salivares, e outras, como o pâncreas, glândulas sudoríparas, glândulas mucosas dos tratos respiratório, gastrointestinal e urogenital).
A maior dificuldade enfrentada pelos pacientes reumáticos é a obtenção de um diagnóstico precoce,  que pode evitar  deformações e outras seqüelas. Ainda faltam especialistas na área (há cerca de 1.500 profissionais em todo o país), e há necessidade de mais atenção na rede básica de saúde. Em Ribeirão Preto ainda não se tem conhecimento do universo de portadores de doenças reumáticas, mas sabe-se que muitos nunca passaram por um especialista, e os que necessitam, por exemplo, de fisioterapia para evitar atrofias, minimizar a dor e o sofrimento enfrentam longas filas de espera para este tipo de atendimento.
 Grupos de Apoio
Outras doenças como  Aids, diabetes ou hipertensão já contam com protocolos definidos na saúde pública e toda uma rede de organização e apoio. "Apesar da OMS (Organização Mundial da Saúde) ter definido a última década como a década do osso e da inflamação, ainda há muito por fazer", explica Ana Lúcia Marçal, presidente do Grupar-RP (Grupo de Apoio a Pacientes Reumáticos de Ribeirão Preto). O Grupar-RP é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, funciona desde o ano de 2004 e integra uma rede de 45 grupos e associações espalhados pelo Brasil, alinhados com a ANAPAR (Associação Nacional  de Grupos de Pacientes Reumáticos), com sede em Brasília. "Informação é palavra-chave para lidar com a doença", enfatiza  Ana Lúcia. Ela destaca que o Grupo objetiva  "unir os portadores de reumatismo em termos de melhoria na assistência médica e no cumprimento dos direitos do cidadão; promover sua reinserção na sociedade e no mercado de trabalho; auxiliar na recuperação e no fortalecimento de sua auto-estima, e na integração com a família". O Grupar-RP conta com o apoio de diversos especialistas, promove palestras de orientação sobre as doenças reumáticas, oferecendo também várias atividades, entre elas, fisioterapia ocupacional, massoterapia, acupuntura, orientação nutricional e psicológica. 
Câmara Técnica em Reumatologia
Em termos de representatividade, dois passos importantes foram dados pelos portadores de doenças reumáticas: no final de 2009, a ANAPAR obteve assento no Conselho Nacional de Saúde (CNS), e em novembro último, passou a integrar a Câmara Técnica em Reumatologia (CTR),  recém criada pelo Ministério da Saúde, a partir da assinatura da Portaria 3.443. A Câmara ainda é composta por representantes de  diversos setores envolvidos diretamente em reivindicações para a área, como a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e os Conselhos Nacionais de Secretários de Saúde (CONASEMS e CONASS).
Conselho Municipal de Saúde
A convite do Secretário Municipal de Saúde, no próximo dia 24 de fevereiro, o Grupar-RP  participa de reunião do Conselho Municipal de Saúde e apresenta o trabalho que vem realizando em Ribeirão Preto e região. "Estamos tentando seguir a tendência em nível nacional dos demais grupos de apoio", disse Ana Lúcia Marçal, "é importante que o Grupar-RP tenha a oportunidade de contribuir para o estabelecimento de políticas públicas mais eficazes para os nossos portadores de doenças reumáticas", finalizou.
Contato
O Grupar-RP está localizado na rua Visconde de Inhaúma, 490, conj. 1006, Centro. Fone/Fax: (16) 3941-5110. Site: www.grupar-rp.org.br; E-mail: contato@grupar-rp.org.br
 Beth C.Costa - Comunicação/Grupar-RP/ MTB-RS 3831
                           
                           

Nenhum comentário:

Medicamentos Biológicos, agora Planos de Saúde Paga!

O GRUPAR-RP - Grupo de Apoio ao Paciente Reumático de Ribeirão Preto é uma entidade sem fins lucrativos, fundada por pessoas portadoras dos mais diversos tipos de doenças reumáticas e apoiada por médicos reumatologistas da cidade e das faculdades de medicina de Ribeirão Preto.

O Grupar-RP tem por núcleo o Grupo EncontrAR e juntos realizam o Projeto Blogueiros da Saúde.

Qualquer publicação neste blog, trará no rodape do post a fonte, com Link para o artigo ou reportagem original.

Total de visualizações de página


Nosso sempre presidente Sr José Marcos e a queridíssima enfermeira Dirce

Popular no Blog

Expediente

Expediente

Blogroll

Labels

About

Link List

Blogger templates

Blogger news

Banner

Banner

Banner

Banner

Banner

Voce conhece alguém com alguma doença Reumática.

Banner

Grupo de Apoio ao Paciente Reumático de Ribeirão Preto e Região. Tecnologia do Blogger.

Seguidores