Tel: 016 39415110 | E-mail: grupar-rp@hotmail.com

Estaremos de volta em breve

Estamos trabalhando para trazer um melhor conteúdo


dias

horas

minutos

segundos

Receba novidades via e-mail

Sign up e seja o primeiro a receber novidades:

Copyright © Grupo de Pacientes Reumáticos de Ribeirão Preto e Região | Powered by Blogger
Distributed By Free Blogger Templates | Design by AZMIND | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Grupar-RP se reúne com Secretário Municipal de Saúde

Grupar-RP se reúne com Secretário Municipal de Saúde

O Grupar-RP solicitou uma reunião com o Secretário Municipal da Saúde, Dr. Stênio José Correia Miranda, com o objetivo de discutir questões relativas aoatendimento e fornecimento de remédios para os pacientes reumáticos de Ribeirão Preto e região, levando algumas sugestões, que inicialmente foram bem acolhidas. O encontro ocorreu no último dia 15, com a presença da presidente do Grupar-RP, Ana Lúcia Marçal, integrantes da Diretoria e do Conselho Científico, além do ex-presidente da entidade, José Marcos Rodrigues. Na pauta de discussões, os principais pontos abordados foram:
·        Necessidade de uma sede própria para o Grupar-RP
·        Criação de um núcleo multiprofissional para atendimento dos pacientes reumáticos e de necessidades especiais
·        Apoio ao treinamento do corpo clínico na atenção básica (direcionado aos clínicos gerais)
·        Distribuição de medicamentos
·        Levantamento do universo de pacientes reumáticos em Ribeirão Preto

De acordo com Ana Marçal, “os resultados deste encontro foram relativamente animadores, o Grupar-RP mantém em aberto um canal de comunicação com o governo municipal, mas ainda será preciso realizar gestões para a concretização das medidas que estão sendo propostas”.

Distribuição de medicamentos

Desde 2006, a rede municipal vinha distribuindo gratuitamente o Metratexatro e a Cloroquina nos postos de saúde, mas a partir do próximo mês de abril os pacientes vão passar a receber estes medicamentos somente na farmácia de alto custo do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Isto representa um grande retrocesso nas conquistas já alcançadas pelo Grupar-RP, pois graças à mobilização feita na época, com o respaldo da própria Secretaria Municipal da Saúde, tais medicamentos passaram a ser comprados e distribuídos na forma de comprimidos; o HC já os disponibilizava, na forma de injetáveis. Como o Ministério da Saúde agora está comprando o Metratexatro e a Cloroquina em comprimidos, com preços mais acessíveis, isto significa economia para os cofres da Prefeitura, porém, mais dificuldades para os pacientes da rede municipal, pois terão de se deslocar até à farmácia do HC, e ainda necessitarão de uma guia específica, fornecida pelo SUS, e preenchida pelos médicos. No momento, com a intermediação do Secretário Stênio, o Grupar-RP está discutindo uma saída com a responsável pela farmácia municipal, Dra. Lúcia Helena T. Rodrigues.

Nova Sede

Ante as dificuldades de cobertura para as atividades e a espera de patrocínios, o Grupar-RP está solicitando um espaço à Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. As dependências atuais, embora localizadas na zona central da cidade, implicam em um aluguel caro e já não comportam a demanda de pessoas que buscam auxílio.   O Secretário confirmou que existem várias áreas que a Prefeitura cede em comodato às entidades, e sugeriu que o Grupar-RP procurasse o apoio da Câmara Municipal para agilizar o processo de reconhecimento de entidade de utilidade pública. Para tratar deste assunto, o Grupar-RP agendou uma audiência com a vereadora Gláucia Berenice S.da Silva, no próximo dia 2 de março.

Levantamento do número de pacientes

Nem a própria Secretaria Municipal da Saúde conhece a realidade do universo de pacientes reumáticos de Ribeirão Preto. Para o Grupar-RP muitos, além de não saberem que são portadores de doenças reumáticas, nunca passaram por um especialista ou demoram até obter o diagnóstico correto. Quando não permanecem sob o acompanhamento do clínico geral, são encaminhados a um ortopedista, e neste estágio, normalmente a doença já se instalou, com limitações e até deformidades. Para o Secretário seria muito difícil instituir um sistema de notificações na rede básica, sugerindo que o melhor caminho para este levantamento seria um trabalho acadêmico, talvez, envolvendo a Medicina Social, já que Ribeirão Preto possui três faculdades de Medicina (Usp, Unaerp e Barão de Mauá). Entre os pontos sugeridos para o conhecimento da realidade do universo de pacientes reumáticos foram listados: o inquérito nos consultórios; o consumo de medicamentos (distribuídos pelo município e no HC); a busca pelo CID, e pelo número de pedidos de afastamento do trabalho e auxílio-doença.

Núcleo de atendimento no Hospital Santa Lídia

Como a Prefeitura de Ribeirão Preto está passando a administrar o Hospital Santa Lúcia, o Grupar_RP está solicitando um núcleo multidisciplinar de atendimento aos pacientes reumáticos de Ribeirão Preto. De acordo com o Dr. Stênio há dificuldades para isso "devido à falta de concurso e contratação de algumas especialidades", disse ele, acrescentando que a Prefeitura está finalizando os trâmites para que a instituição se transforme em uma fundação. O caminho, de acordo com ele, seria o Grupar-RP apresentar a sugestão ao Conselho Municipal de Saúde, e algum vereador transformar a proposta em um projeto de lei.
Palestras informativas

A convite da Amovita (Associação de Moradores da Vila Tibério), o Grupar-RP deu iniciou a um ciclo de palestras informativas sobre as doenças reumáticas. A primeira palestra foi realizada na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Tibério, no último dia 14, pela terapeuta ocupacional, Cheila Maíra Lélis, falando sobre AVD (Atividades de Vida Diária). O Secretário considerou excelente a iniciativa e autorizou que semelhante trabalho também seja feito nas demais unidades.

Treinamento de médicos

Para Ana Marçal, o diagnóstico precoce é a maior dificuldade que os pacientes reumáticos encontram na rede municipal. Nesse sentido, o Grupar-RP está apoiando a iniciativa do reumatologista Professor Doutor Flávio Calil Petean, que se dispôs a ministrar, sem custo algum para a Prefeitura Municipal, um treinamento para o diagnóstico de AR (Artrite Reumatóide) inicial, destinado aos clínicos gerais.

Beth C. Costa/Comunicação Grupar-RP
MTB-RS 3831

Nenhum comentário:

Medicamentos Biológicos, agora Planos de Saúde Paga!

O GRUPAR-RP - Grupo de Apoio ao Paciente Reumático de Ribeirão Preto é uma entidade sem fins lucrativos, fundada por pessoas portadoras dos mais diversos tipos de doenças reumáticas e apoiada por médicos reumatologistas da cidade e das faculdades de medicina de Ribeirão Preto.

O Grupar-RP tem por núcleo o Grupo EncontrAR e juntos realizam o Projeto Blogueiros da Saúde.

Qualquer publicação neste blog, trará no rodape do post a fonte, com Link para o artigo ou reportagem original.

Total de visualizações de página


Nosso sempre presidente Sr José Marcos e a queridíssima enfermeira Dirce

Popular no Blog

Expediente

Expediente

Blogroll

Labels

About

Link List

Blogger templates

Blogger news

Banner

Banner

Banner

Banner

Banner

Voce conhece alguém com alguma doença Reumática.

Banner

Grupo de Apoio ao Paciente Reumático de Ribeirão Preto e Região. Tecnologia do Blogger.

Seguidores