Tel: 016 39415110 | E-mail: grupar-rp@hotmail.com

Estaremos de volta em breve

Estamos trabalhando para trazer um melhor conteúdo


dias

horas

minutos

segundos

Receba novidades via e-mail

Sign up e seja o primeiro a receber novidades:

Copyright © Grupo de Pacientes Reumáticos de Ribeirão Preto e Região | Powered by Blogger
Distributed By Free Blogger Templates | Design by AZMIND | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Mitos e verdades

Doenças reumáticas e a mulher - Mitos e Verdades

Por Daya Lima - Equipe Reumatoguia
Portadoras de doenças reumáticas não podem fazer exercícios físicos.Mito – Os exercícios podem e devem ser feitos, entretanto, é necessário realizar acompanhamento médico e de fisioterapia que indicarão exercícios específicos para cada doença, por exemplo, artrite reumatóide, fibromialgia, etc, os exercícios feitos corretamente auxiliam no tratamento de doenças reumáticas.

Mulheres, pacientes reumáticas, não podem engravidar.Mito – As mulheres podem gestar, sim, mas, precisam de um acompanhamento especial, já que se trata de uma gravidez de alto risco. Acompanhamento multidisciplinar com reumatologista, ginecologista e nutricionista é fundamental.

Mulheres com AR (Artrite Reumatóide) não devem usar salto alto.Verdade – o salto mais indicado é o Anabela, que sustenta o tornozelo e traz conforto e segurança para quem está usando.

Quem tem doença reumática não pode fazer sexo.Mito – o sexo auxilia no relaxamento dos músculos e faz bem para o sistema imunológico, para a circulação sanguinea, para o sono, para o bem-estar e para o humor. Portanto, pratique.

Mulher sente mais dor do que o homem.Verdade – Homens e mulheres sentem dor, no entanto, as mulheres apresentam limiar de dor baixo e menor tolerância, o homem, por outro lado tem limiar mais alto, provavelmente, porque faz maior esforço para tolerar a dor, o que talvez possa estar relacionado a costumes e idiossincrasia de poder e não demonstração de fraqueza.

Mais mulheres do que homens têm doenças reumáticas.Verdade – Em algumas doenças, a incidência é maior nas mulheres do que nos homens, como o caso da AR, da fibromialgia e da esclerodermia, por exemplo.
Portadoras de doenças reumáticas perdem a feminilidade.
Mito – Apesar de existir algumas limitações no corpo, as doenças não tiram o sex appeal (sensualidade) da mulher.  Roupas e acessórios certos, aliados a uma boa cuidada na aparência, deixam qualquer mulher linda.

Só mulher tem osteoporose.
Mito – Tanto homens, quanto mulheres podem ter osteoporose que ocorre devido a fatores como diminuição da atividade física, diminuição da ingestão e absorção do cálcio, idade, hormônios sexuais, utilização de medicamentos como corticóides e diuréticos entre outros fatores.

Nas mulheres, as doenças reumáticas só afetam os ossos.Mito - Além de afetarem o aparelho locomotor (constituído por articulações, ossos, músculos e tendões), podem comprometer outros órgãos, como o coração, os rins, os olhos ou mesmo a pele.


Fonte: Reumatoguia

Nenhum comentário:

Medicamentos Biológicos, agora Planos de Saúde Paga!

O GRUPAR-RP - Grupo de Apoio ao Paciente Reumático de Ribeirão Preto é uma entidade sem fins lucrativos, fundada por pessoas portadoras dos mais diversos tipos de doenças reumáticas e apoiada por médicos reumatologistas da cidade e das faculdades de medicina de Ribeirão Preto.

O Grupar-RP tem por núcleo o Grupo EncontrAR e juntos realizam o Projeto Blogueiros da Saúde.

Qualquer publicação neste blog, trará no rodape do post a fonte, com Link para o artigo ou reportagem original.

Total de visualizações de página


Nosso sempre presidente Sr José Marcos e a queridíssima enfermeira Dirce

Popular no Blog

Expediente

Expediente

Blogroll

Labels

About

Link List

Blogger templates

Blogger news

Banner

Banner

Banner

Banner

Banner

Voce conhece alguém com alguma doença Reumática.

Banner

Grupo de Apoio ao Paciente Reumático de Ribeirão Preto e Região. Tecnologia do Blogger.

Newsletter Sign up

Seguidores