Tel: 016 39415110 | E-mail: grupar-rp@hotmail.com

Estaremos de volta em breve

Estamos trabalhando para trazer um melhor conteúdo


dias

horas

minutos

segundos

Receba novidades via e-mail

Sign up e seja o primeiro a receber novidades:

Copyright © Grupo de Pacientes Reumáticos de Ribeirão Preto e Região | Powered by Blogger
Distributed By Free Blogger Templates | Design by AZMIND | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dia internacional de conscientização sobre a esclerose sistêmica

DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE SISTÊMICA

Neste dia 29 de junho, ocorrerá o 3º. Dia Internacional de Conscientização sobre a Esclerose Sistêmica.   Em 2009, a FESCA (Federação Européia de Associações de Esclerose Sistêmica) deu início a esta conscientização da comunidade sobre a importância de se lutar pela melhoria da qualidade de vida do paciente esclerodérmico.  A Scleroderma Foundation (nos Estados Unidos) e outras associações de pacientes esclerodérmicos ao redor do mundo, incluindo a ABRAPES, também participam desta iniciativa.
Mas ainda precisamos progredir muito no estudo e no tratamento da esclerose sistêmica.  Mas alguns passos importantes foram dados.  A comunidade científica médica internacional criou no ano passado o 1º. Congresso Mundial de Esclerose Sistêmica, que ocorreu em Florença, na Itália, com a participação de 1400 médicos, um número significativo de pessoas interessadas para uma doença considerada “órfã”.  Para o ano que vem, o 2º. Congresso Mundial, a se realizar entre 03 e 05 de fevereiro, em Madrid, na Espanha, promete-se manter o interesse da comunidade científica.  E a participação dos pacientes de diversas partes do mundo, num pequeno congresso dentro do congresso, intensificará a cooperação entre pacientes e médicos.
No ano passado, a Sociedade Brasileira de Reumatologia resolveu criar sua Comissão de Esclerose Sistêmica, que eu tenho a honra de presidir.  Caberá aos diferentes integrantes desta Comissão, representativos da Reumatologia brasileira, redigir as primeiras Diretrizes para o Tratamento da Esclerose Sistêmica no Brasil, norteando e padronizando o tratamento das diferentes manifestações da doença em nosso país.  Estas Diretrizes deverão estar concluídas no próximo semestre, e deverão ser publicadas até o próximo ano.
Com estas iniciativas, mais um crescente conhecimento de médicos reumatologistas e pacientes sobre a evolução da doença e as melhores maneiras de se trata-la, acredito que vamos conseguir enfrentar a esclerose sistêmica com cada vez mais disposição, com a solidariedade da sociedade para uma sensível melhoria da qualidade de vida de todos os pacientes.
Um grande abraço a todos.

Dr. Percival D. Sampaio-Barros
Presidente do Conselho Médico da ABRAPES.
Assistente-Doutor da Disciplina de Reumatologia da Universidade de São
Paulo (USP)

Nenhum comentário:

Medicamentos Biológicos, agora Planos de Saúde Paga!

O GRUPAR-RP - Grupo de Apoio ao Paciente Reumático de Ribeirão Preto é uma entidade sem fins lucrativos, fundada por pessoas portadoras dos mais diversos tipos de doenças reumáticas e apoiada por médicos reumatologistas da cidade e das faculdades de medicina de Ribeirão Preto.

O Grupar-RP tem por núcleo o Grupo EncontrAR e juntos realizam o Projeto Blogueiros da Saúde.

Qualquer publicação neste blog, trará no rodape do post a fonte, com Link para o artigo ou reportagem original.

Total de visualizações de página


Nosso sempre presidente Sr José Marcos e a queridíssima enfermeira Dirce

Popular no Blog

Expediente

Expediente

Blogroll

Labels

About

Link List

Blogger templates

Blogger news

Banner

Banner

Banner

Banner

Banner

Voce conhece alguém com alguma doença Reumática.

Banner

Grupo de Apoio ao Paciente Reumático de Ribeirão Preto e Região. Tecnologia do Blogger.

Seguidores