DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE SISTÊMICA
Neste dia 29 de junho, ocorrerá o 3º. Dia Internacional de Conscientização sobre a Esclerose Sistêmica. Em 2009, a FESCA (Federação Européia de Associações de Esclerose Sistêmica) deu início a esta conscientização da comunidade sobre a importância de se lutar pela melhoria da qualidade de vida do paciente esclerodérmico. A Scleroderma Foundation (nos Estados Unidos) e outras associações de pacientes esclerodérmicos ao redor do mundo, incluindo a ABRAPES, também participam desta iniciativa.
Mas ainda precisamos progredir muito no estudo e no tratamento da esclerose sistêmica. Mas alguns passos importantes foram dados. A comunidade científica médica internacional criou no ano passado o 1º. Congresso Mundial de Esclerose Sistêmica, que ocorreu em Florença, na Itália, com a participação de 1400 médicos, um número significativo de pessoas interessadas para uma doença considerada “órfã”. Para o ano que vem, o 2º. Congresso Mundial, a se realizar entre 03 e 05 de fevereiro, em Madrid, na Espanha, promete-se manter o interesse da comunidade científica. E a participação dos pacientes de diversas partes do mundo, num pequeno congresso dentro do congresso, intensificará a cooperação entre pacientes e médicos.
No ano passado, a Sociedade Brasileira de Reumatologia resolveu criar sua Comissão de Esclerose Sistêmica, que eu tenho a honra de presidir. Caberá aos diferentes integrantes desta Comissão, representativos da Reumatologia brasileira, redigir as primeiras Diretrizes para o Tratamento da Esclerose Sistêmica no Brasil, norteando e padronizando o tratamento das diferentes manifestações da doença em nosso país. Estas Diretrizes deverão estar concluídas no próximo semestre, e deverão ser publicadas até o próximo ano.
Com estas iniciativas, mais um crescente conhecimento de médicos reumatologistas e pacientes sobre a evolução da doença e as melhores maneiras de se trata-la, acredito que vamos conseguir enfrentar a esclerose sistêmica com cada vez mais disposição, com a solidariedade da sociedade para uma sensível melhoria da qualidade de vida de todos os pacientes.
Um grande abraço a todos.
Dr. Percival D. Sampaio-Barros
Presidente do Conselho Médico da ABRAPES.
Assistente-Doutor da Disciplina de Reumatologia da Universidade de São
Paulo (USP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário