Doenças reumáticas e a mulher - Mitos e Verdades
Por Daya Lima - Equipe Reumatoguia
Portadoras de doenças reumáticas não podem fazer exercícios físicos.Mito – Os exercícios podem e devem ser feitos, entretanto, é necessário realizar acompanhamento médico e de fisioterapia que indicarão exercícios específicos para cada doença, por exemplo, artrite reumatóide, fibromialgia, etc, os exercícios feitos corretamente auxiliam no tratamento de doenças reumáticas.
Mulheres, pacientes reumáticas, não podem engravidar.Mito – As mulheres podem gestar, sim, mas, precisam de um acompanhamento especial, já que se trata de uma gravidez de alto risco. Acompanhamento multidisciplinar com reumatologista, ginecologista e nutricionista é fundamental.
Mulheres com AR (Artrite Reumatóide) não devem usar salto alto.Verdade – o salto mais indicado é o Anabela, que sustenta o tornozelo e traz conforto e segurança para quem está usando.
Quem tem doença reumática não pode fazer sexo.Mito – o sexo auxilia no relaxamento dos músculos e faz bem para o sistema imunológico, para a circulação sanguinea, para o sono, para o bem-estar e para o humor. Portanto, pratique.
Mulher sente mais dor do que o homem.Verdade – Homens e mulheres sentem dor, no entanto, as mulheres apresentam limiar de dor baixo e menor tolerância, o homem, por outro lado tem limiar mais alto, provavelmente, porque faz maior esforço para tolerar a dor, o que talvez possa estar relacionado a costumes e idiossincrasia de poder e não demonstração de fraqueza.
Mais mulheres do que homens têm doenças reumáticas.Verdade – Em algumas doenças, a incidência é maior nas mulheres do que nos homens, como o caso da AR, da fibromialgia e da esclerodermia, por exemplo.
Portadoras de doenças reumáticas perdem a feminilidade.
Mito – Apesar de existir algumas limitações no corpo, as doenças não tiram o sex appeal (sensualidade) da mulher. Roupas e acessórios certos, aliados a uma boa cuidada na aparência, deixam qualquer mulher linda.
Só mulher tem osteoporose.
Mito – Tanto homens, quanto mulheres podem ter osteoporose que ocorre devido a fatores como diminuição da atividade física, diminuição da ingestão e absorção do cálcio, idade, hormônios sexuais, utilização de medicamentos como corticóides e diuréticos entre outros fatores.
Nas mulheres, as doenças reumáticas só afetam os ossos.Mito - Além de afetarem o aparelho locomotor (constituído por articulações, ossos, músculos e tendões), podem comprometer outros órgãos, como o coração, os rins, os olhos ou mesmo a pele.
Fonte: Reumatoguia