"Uma etnografia sobre o modelo terapêutico de Alcoólicos Anônimos"
Todo líder de Entidade, Associação, Movimento, deveria ler este livro e ampliar a visão sobre a importância do empoderamento do paciente, do paciente como principal responsável pelo cuidado a saúde, da importância dos grupos de ajuda mútua, onde as diferenças deixam de ser divergências e isso somente é possível, porque no grupo todos são considerados iguais e compartilham da mesma experiência.
Sinopse
Os assim chamados ‘doentes alcoólicos’ produzem continuamente falas sobre eles mesmos, não apenas porque o alcoolismo é um problema social e médico das sociedades contemporâneas, mas também porque as associações de ‘adictos’, tais como Alcoólicos Anônimos (A.A.), são um fenômeno em franco desenvolvimento, que, a cada dia, desafiam as ciências sociais e médicas. A obra trata do modo como os integrantes de grupos de mútua ajuda de A.A. vivem e gerenciam a chamada doença alcoólica e como lutam contra as recaídas. Enfoca o modelo terapêutico desenvolvido por tais grupos, tomando por base pesquisa etnográfica realizada na zona leste da cidade de São Paulo – com ênfase nos significados atribuídos ao alcoolismo –, nas relações sociais nas quais o alcoólico está inserido e na repercussão na esfera familiar.
Vale a pena ler!!!
Autor: Edemilson Antunes de Campos
Editora Fiocruz
O livro pode ser adquirido através do email edicampos@usp.br
No dia 17/12/2011 aconteceu na sede do Grupar-RP, a festa de confraternização, onde finalizamos as atividades de 2011 em clima de celebração por mais um ano superado, um ano de muitas conquistas e também de muitas lutas, lutas essas que foram todas vencidas em nome da união, do acolhimento, do trabalho sério que teve como foco o "Bem Estar e a Qualidade de Vida da Pessoa com Doença Reumática de Ribeirão Preto e Região".
Agradecemos a presença dos associados, agradecemos também pelo apoio e por acreditar na credibilidade e seriedade do trabalho social do Grupar-RP.
Em 2012, esperamos mais um ano repleto de conquistas, de acolhimento e humanização, afinal, a doença reumática por si só, traz tantas dores, e amenizar essas dores é a missão do Grupar-RP.
Em breve divulgaremos a nossa agenda anual de planejamento, para que todos possam ter conhecimento e se organizar para estar reunidos com a família GRUPAR-RP.
Novas Regras dos Planos de Saúde RN 262/2011 - Resolução Normativa ANS "Agência Nacional de Saúde Suplementar"
Chegamos em 2012, com muitas novidades, e uma delas é a "Cobertura Obrigatória de Medicamentos Biológicos Infusionais (administrados na veia) para o tratamento da Artrite Reumatoide, Artrite Psoriásica, Doença de Crhon e Espondilite Anquilosante" no novo Rol da ANS, o medicamento biológico é referido como ""Terapia Imunobiológica Endovenosa".
Apesar do Rol da ANS especificar as doenças reumáticas que terão cobertura obrigatória, temos seguidores do Blog, que apesar de terem outras doenças como a Síndrome de Still estão recebendo medicamento biológico infusional pelo plano de saúde desde Agosto/2011, e temos também, pessoas com Artrite Idiopática Juvenil contempladas por esta Resolução.
Os medicamentos cobertos são;
Infliximab (Remicade)
Rituximab (Mabthera)
Tocilizumab (Actenra)
Abatacept (Orência)
Os Medicamentos que não estão inseridos nessa cobertura obrigatória são;
Adalimumab (Humira) a via de administração é subcutânea
Etanarcept (Enbrel) a via de administração é subcutãnea
Os medicamentos cobertos pelos planos de saúde, serão administrados por profissionais de saúde, enfermeiros e médicos especializados em Infusão de medicamentos, o que chamamos de Clínica de Infusão ou Centro de Infusão, fique atento e cobre de seu plano de saúde Centros de Infusão devidamente regulamentados, que estejam dentro das normas regulatórias e que tenham profissionais de saúde capacitados para tal procedimento.
Considero essa Resolução Normativa uma grande vitória para todos os pacientes que tem planos de saúde, viabilizando o melhor acesso aos medicamentos, a diminuição da Judicialização em Saúde, porém, o SUS fornece apenas 1 desses 4 medicamentos citados, ou seja, para quem tem plano de saúde o acesso será total, pois ele pega os outros 2 no SUS e quando precisar de mudar de medicamento tem esses 4. Porém, o mesmo não vai acontecer no SUS, pois o Ministério da Saúde, não realiza a atualização dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, e com essa nova RN da ANS, os pacientes do SUS não tem o mesmo acesso, precisando de judicialização e muita angústia na hora em que precisa de tais medicamentos.
Estamos felizes sim, porém, enquanto controle social, fica a sensação de desigualdade, pois o SUS é pago por todos nós, e a Atenção a Saúde deveria ser Integral e Igualitária. Nossa luta continua pela Incorporação desses medicamentos também no SUS.
Devemos apenas nos preparar para as Burocracias, pois o Plano de Saúde, não poderá mais negar, mas certamente alguns poderão Burocratizar este acesso, é o que vem acontecendo com alguns pacientes de São Paulo, que desde Setembro já estão recebendo o medicamento biológico pelo plano de saúde, porém, o plano de saúde, tem exigido;
Relatório Médico Mensal
Receita Médica Mensal (o que é normal)
Novo pedido administrativo todo mês.
Ou seja, se os planos de saúde resolverem todos eles fazerem assim, vai faltar vagas nos consultórios médicos de reumatologia, pois em média em São Paulo levamos 6 meses para conseguir passar com o médico reumatologista do plano de saúde, imagina, como ficaria isso, tendo que todo mês passar em consulta médica e preencher um monte de papeis.
Se este direito não for respeitado, nos comunique, vamos se mobilizar e cobrar a efetivação deste direito.
Medicamentos Biológicos, agora Planos de Saúde Paga!
O GRUPAR-RP - Grupo de Apoio ao Paciente Reumático de Ribeirão Preto é uma entidade sem fins lucrativos, fundada por pessoas portadoras dos mais diversos tipos de doenças reumáticas e apoiada por médicos reumatologistas da cidade e das faculdades de medicina de Ribeirão Preto.
O Grupar-RP tem por núcleo o Grupo EncontrAR e juntos realizam o Projeto Blogueiros da Saúde.
Qualquer publicação neste blog, trará no rodape do post a fonte, com Link para o artigo ou reportagem original.
Total de visualizações de página
Nosso sempre presidente Sr José Marcos e a queridíssima enfermeira Dirce